Reframax Engenharia

RETORNO DAS ATIVIDADES NO ALTO-FORNO 2 DA CSN

RETORNO DAS ATIVIDADES NO ALTO-FORNO 2 DA CSN

Postado em 1/dezembro/2020

Diante dos desafios propostos para o retorno das atividades no Alto-Forno 2, em Volta Redonda/RJ, a Reframax ofereceu à CSN soluções inovadoras na execução de suas atividades, como, por exemplo, na Deflagração e no Alpinismo. Os serviços consistiram em remover todo o material refratário do corpo do Forno com risco de queda. Essas técnicas foram colocadas em prática por subcontratadas, que disponibilizaram profissionais altamente qualificados, treinados e habilitados. O planejamento e a sinergia de todos os envolvidos – CSN, Reframax e subcontratadas – foram essenciais para os resultados obtidos na primeira e na segunda etapa da obra.

O principal desafio da Reframax foi produzir novas peças de material refratário a partir dos itens disponíveis em estoque para compor o projeto de reperfilamento. O detalhamento em inspeções, feito juntamente com a CSN, permitiu elaborar procedimentos técnicos específicos para o desenvolvimento das atividades nas regiões do Alto-Forno 2. O gerenciamento da obra, realizado por meio do cronograma de execução, pôde antecipar as interferências, aumentar a produtividade, evitar retrabalhos e diminuir o tempo ocioso durante o reparo.

Na primeira etapa da obra (demolição e limpeza), foram removidos aproximadamente 287 m3 de carga residual. No reperfilamento, aplicaram-se 630 toneladas de concreto refratário em todo o corpo do Alto-Forno 2 e do Sistema de Gás. O planejamento estratégico, aliado às habilidades operacionais, resultou na entrega dos serviços dentro dos prazos, com segurança, qualidade e satisfação do cliente.